HISTÓRIA DO CHEERLEADING V
- perrycats
- 15 de set. de 2015
- 2 min de leitura
Já passamos pelo início, pelas competições, pelos uniformes... E agora, nessa quinta parte, vamos contar pra vocês, especificamente sobre o cheer moderno! O cheerleading com performances e ginásticas e movimentos mais incorporados teve início somente nos anos 1980, e essa nova "cara" do esporte é conhecida como Cheerleading Moderno.

O decisivo para esse período foi o surgimento dos times All-Stars (modalidade de 8-24 membros, mista ou feminina), essa modalidade ampliou e democratizou prática do esporte, tornando-o cada vez mais popular.
Em 1987 foi fundada a Associação Americana de Técnicos e Conselheiros de Cheerleading, (AACCA), e a partir daí começaram a se aplicar regras universais de segurança para cheerleading, o que representou um avanço gigante para o esporte e para os e as atletas, pois contribuiu para a regulamentação das práticas e dos movimentos. A partir dos All-Stars e das regras o cheer foi dando um grande salto como esporte, prática e identidade nas escolas e universidades.
Em 2003 foi fundado o Conselho Nacional pelo Espírito de Segurança e Educação (NCSSE), que treina escolas, jovens, all-stars e coachs. O que tornou o cheer um esporte mais reconhecido com as normas de segurança universais. Depois de cinco anos foi criada a Internacional Cheer Union, com a missão de difundir cada vez mais o esporte em todo o mundo.
Hoje em dia cheerleaders quase não fazem mais o papel de líderes/animadores de torcida, ou seja, a ideia não é mais fazer com que a torcida se empolgue com o jogo, como acontecia antigamente. Cheerleading na verdade, se tornou uma atração à parte durante os jogos, e as competições entre os times ocorrem em eventos separados, bem longe dos gramados. Com suas próprias competições e troféus, sem ser apenas um "plus" para os jogos, a prática do cheerleading se tornou "o jogo" e as garotas e os garotos envolvidos com a prática, são ginastas e dançarinos muito sérios e profissionais, diferente do que muitos julgam.
Atualmente, nos Estados Unidos, existem mais de 3,5 milhões de cheerleaders, e dezenas de milhares na Europa, na América Central, na Ásia e na Austrália. E, como mais um salto e avanço do esporte, a profissão, no ano de 2015 foi regulamentada na Califórnia ;)
Todas as informações desse texto foram retiradas dos seguintes endereços:
https://blogcheer.wordpress.com
http://cheerleadingbr.blogspot.com.br
http://pt.wikipedia.org
http://www.omnicheer.com
Comments