HISTÓRIA DO CHEERLEADING VI
- perrycats
- 24 de set. de 2015
- 2 min de leitura
Chegou, finalmente, a vez do Brasil! Aos poucos o esporte está ganhando espaço no nosso país, e nos motiva demais em saber que por ser relativamente novo por aqui, se desenvolveu tão bem!
No Brasil o cheerleading se fez presente de um modo restrito e com pouca representação, sobretudo nas escolas de estilo norte americanas. Mas, com o início do futebol americano e o surgimento da Liga Paulista de Futebol Americano, por volta de 2001, o interesse pelo cheerleading no país aumentou, assim como a capacitação dos atletas brasileiros.

Entre 2005 e 2007, para dar suporte à prática isolada de alguns grupos de meninas, surgiu a chamada Cheer Commission, que posteriormente passou a se chamar Comissão Paulista de Cheerleading: um órgão sem fins lucrativos com o propósito de divulgar o esporte no estado. Em 2008 foi fundada a UBC - União Brasileira de Cheerleaders.
Em 2009, na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, teve início o Cheerleading UFSCar, com a ideia de motivar a torcida nos jogos. Marcelo Cardoso, técnico e fundador da equipe, notou que os jogos precisavam de animação, pois somente a atlética e a bateria animavam a torcida, mas a comunidade acadêmica não se envolvia. Assim, Marcelo descobriu a necessidade de motivar os jogos através do cheerleading. De acordo com Marcelo, na equipe de Cheerleading UFSCar participam aproximadamente 30 pessoas. Além dos participantes há toda uma comissão técnica envolvida.
O Cheerleading UFSCar treina durante todo ano e segue o calendário da UFSCar, participam de pequenas apresentações como TUFSCar, TUSCA, e no final do ano participam também do campeonato nacional, realizado na cidade de São Paulo, o qual venceram as duas edições.
Todas as informações desse texto foram retiradas dos seguintes endereços:
https://blogcheer.wordpress.com
http://cheerleadingbr.blogspot.com.br
http://pt.wikipedia.org
http://www.omnicheer.com
Comments